Uma das diferenças fundamentais do PAE2017 para o Wesleyanahost, é a questão do Saldo Inicial. No PAE2017 não é necessário esse lançamento. Porém, é necessário lançar o saldo final da sua Igreja/Distrito/Secretaria em 31 de Dezembro de 2017, para que o sistema tenha o controle desses valores após essa data. Qual o procedimento, então?

TODOS OS PASSOS DESTE TUTORIAL VOCÊ PODE (E DEVE) ASSISTIR! CLIQUE AQUI!!!

Após todos os lançamentos do movimento financeiro referente ao mês de Dezembro, obviamente, o wesleyanahost vai lhe informar o Saldo Final do Caixa de Dezembro; também conhecido como SALDO A TRANSPORTAR. Ele está mencionado na última página do Livro Caixa, no último ítem, conforme ilustração abaixo, onde o SALDO A TRANSPORTAR é de 47.114,43

saldo-a-transportar

 

Qual o precedimento para lançamento no PAE2017? Siga os seguintes passos:

  1. Acesse os lançamentos financeiros em: Financeiro > Movimento de Caixa > + Entrada
  2. O Caixa selecionado DEVE ser o Caixa Principal
  3. O Plano de Contas DEVE ser o 1.05.99 – OUTRAS RECEITAS – OUTROS
  4. O Valor do lançamento DEVE ser o mesmo do Saldo a transportar (no nosso exemplo, 47.114,43)
  5. A Data  do movimento DEVE ser 31/12/2016
  6. O Pagante/Favorecido DEVE ser “SALDO FINAL EM 31/12/2016”
  7. Em Descrição DEVE escrever “SALDO FINAL EM 31/12/2016” além de outras informações que você julgar necessárias

Veja o exemplo abaixo:

lancar-saldo-inicial

Em seguida você clica em SALVAR, e pronto: seu saldo inicial para o PAE2017 já está lançado. Em Movimento do Caixa, esse lançamento irá aparecer conforme figura abaixo:

movimento-inicial

A tarefa, porém, ainda não está concluída, SE: sua igreja possui conta bancária; se sua igreja possui congregação; se sua congregação possui conta bancária. Se uma dessas situações procede, então você deve gerar as transferências de valores entre os Caixas. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Acesse os lançamentos financeiros em: Financeiro > Movimento de Caixa > = Transferência
  2. O Caixa Origem DEVE ser o Caixa Principal
  3. O Caixa Destino DEVE ser o CONTA BRADESCO AG 401 CC 54879-8 (Pois no exemplo a igreja tem essa conta)
  4. O Plano Conta DEVE ser o 3.02 – TRANSFERÊNCIAS – DEPÓSITO EM CONTA CORRENTE
  5. O Valor DEVE ser o SALDO FINAL DA CONTA BANCÁRIA, no exemplo, em 31/12/2016 haviam 27.000,00
  6. Data Movimento DEVE ser 31/12/2016
  7. Descrição DEVE constar a seguinte informação: “SALDO EXISTENTE NA CONTA CORRENTE BRADESCO AG 401 CC 54879-8 EM 31/12/2016” conforme o exemplo

Veja exemplo do lançamento abaixo:

lancar-transferencia-conta

Pronto! Transferência será realizada ao clicar em SALVAR! Se você for em: Financeiro > Movimento Financeiro irá aparecer a seguinte imagem:

movimento-pos-transferencia-conta

Se a sua igreja possui CONGREGAÇÃO, o procedimento será o mesmo da conta bancária. O que mudará é a seleção do Caixa Destino que será o Caixa da Congregação. Informamos, porém, que a inclusão de congregações está suspensa no momento (em 03/01/2017), até conseguirmos importar todas as congregações do wesleyanahost – o que deverá acontecer no máximo até dia 10.

Tenha absoluta certeza dos valores do Saldo do Caixa e do Saldo da Conta Corrente. Esses lançamentos devem ser feitos com todo o cuidado e com informações precisas, sem arredondamento. Essas informações serão – no tempo certo – repassadas à Receita Federal: você é o único responsável pelas informações lançadas. Se tiver dúvidas, entre em contato conosco.

Onde lanço o saldo inicial no PAE2017?

37 opiniões sobre “Onde lanço o saldo inicial no PAE2017?

  • Tenho uma dúvida na consolidação do dinheiro em caixa.
    segue como exemplo, uma reunião realizada no dia 15 de dezembro referente ao mês de novembro, é certo que o tesoureiro deverá lançar toda movimentação até o dia 15, mesmo sendo a reunião referente ao mês anterior, isso se dá pelo fato de que no dia da reunião deverá informar a situação em caixa, ou seja se consta no saldo R$ 500,00 o tesoureiro deverá informar a destino desse valor, ou seja uma parte em mãos, outra parte na conta e uma outra parte aplicado. Nesse casso a pergunta é a seguinte, o programa possui um local de lançamento dessas informações, sem que altere o saldo final? no host não possui essa possibilidade de registro dessa informação.

    1. Usando seu exemplo, se nos dia 15 de dezembro eh a reunião, óbvio que ele estará relatando resultados financeiros referentes ate dia 30 de novembro. No relatório do caixa de novembro, previamente consolidado (o PAE2017 só emite relatório de caixa se consolidar o mês, e, uma vez consolidado não é possível alterar mais nada. Apenas ESTORNO no mês seguinte), enfim nesse relatório de novembro haverá logo no início a COMPOSIÇÃO DE SALDOS onde o programa dirá quanto existe em mãos, nos tesoureiros ou sub tesoureiros, e quanto existe em conta corrente.

      Ainda estamos aperfeiçoando o sistema para que, no exemplo que vc deu, com a reunião no dia 15, exista um pré relatório com resultados parciais.

      Qualquer dúvida ente em contato. Juntos faremos melhor. Deus o abençoe.

      1. Paz e graça
        Gostaria de saber se é preciso consolidar depois que é lançado o saldo existente no Mês de Dezembro, precisamente 31/12/2016. Uma outra pergunta o sistema do PAE, irá gerar relatórios igual ou diferente do sistema Wesleyana host???

        1. A paz. Sim, será necessário consolidar o mes de dezembro para o sistema montar o saldo inicial, e depois liberar para habilitar o mes de janeiro. Mas, ainda não liberamos essa opção pois daremos maiores informações em breve. E a opção de consolidar é irreversível. Após realizada, não aceita mais qualquer alteração naquele caixa consolidado. Apenas por meio do ESTORNO (em movimento de caixa). Daremos mais informações em breve. Grato pelo contato. Estamos à disposição.

        2. Começei a fazer os lançamentos do Mês de Janeiro, mas precisava saber o saldo existente em Caixa, mas não consigo visualizar como no Wesleyana Host.
          O que faço para obter essa informação ou Informações??

          1. Posso continuar fazendo os lançamentos de Janeiro e depois consolidar Dezembro de 2016 ou vou ter que refazer tudo novamente???

          2. Pode lançar tranquilamente o movimento de janeiro. Mesmo que entre o mes de fevereiro, quando voce clicar em consolidar caixa, o sistema busca o caixa mais antigo que ainda esta em aberto. no caso, será o seu caixa de dezembro. O problema em protelar o fechamento de caixa é que o sistema não emite o relatório de livro caixa, balancete e cota orçamentária, enquanto nao consolidar o caixa daquele mês. Mais dúvidas, estamos à disposição. Envie um email para pae.suporte@wesleyana.com.br

          3. Estamos trabalhando para que essa opção fique pronta o mais rápido possível. Anda esta semana. Grato pelo contato

        3. Sim será preciso consolidar o mes de dezembro para que os saldos de Janeiro estejam corretos. Os relatórios são substancialmente os mesmos. Porém, no PAE o livro caixa e o balancete contará com um itém antes dos movimentos que é ‘Composição de Saldo’ onde voce terá discriminado o saldo anterior, total de entradas, total de saidas e saldo existente somados por Caixa (principal, banco, departamentos, etc). Estamos à disposição. Grato pelo contato.

  • Tenho duvida a Respeito dos novos lançamentos, por exemplo. tenho 620,00 na conta igreja, no domingo no culto entra mil, o tesoureiro faz o lançamento das entradas, e logo transfere para o local da conta bancaria da igreja, mas não fez ainda o deposito na conta? em alguns caso fica uma pequena quantia com o tesoureiro para as despesas que ocorre durante a semana. como vai funcionar a respeito do saldo se no dia do lançamento tenho 620,00 no banco, e mil no caixa da igreja?

    1. Conforme seu exemplo, voce deverá ter, no sábado, 620,00 no Caixa Conta Corrente (que é o mesmo valor que consta no seu extrato bancario). NO culto de DOmingo entraram 1.000,00 no Caixa Principal da Igreja. Certo? Agora, vamos supor que na segunda o tesoureiro ficou com 500,00 em maos e depositou os outros 500,00 na conta bancária. Nesse caso, voce fará uma TRANSFERENCIA de 500,00 para o Caixa Conta Corrente. Apenas isso. E, agora, o saldo do seu Caixa Conta COrrente é de 1.120,00. Em resumo: todas as vezes que um dinheiro é depositado no banco PRECISA realizar a Transferencia de Caixa ( do Caixa Principal para o CAixa Conta Corrente do Banco).Qualquer duvida entre em contato. Sugerimos assistir atenciosamente o tutorial em https://www.youtube.com/watch?v=Stw-WxJoyMA onde ensinamos a fazer esse tipo de movimento.

  • Paz de Cristo, sou pr. Edson Pereira Lima, o meu comentário é seguinte.
    O antigo programa era muito bom, agora com este novo creio será ainda melhor.
    Espero que tenha o mesmo sucesso, Deus abençoe a todos vocês.

    1. A paz querido pastor. O wesleyanahost serviu bem a nossa denominação por 7 anos. Agora precisamos evoluir. Toda mudança causa um certo desconforto e resistência pelo desconhecido. Mas, creio que com o carinho e paciência de todos vocês, vamos construir um sistema que atenda todas as nossas necessidades. No final, todos seremos recompensados. Algumas mudanças vão além da estética ou o preciosismo: são necessárias por conta das obrigações que temos junto aos órgãos federais. O Brasil mudou muito; precisamos estar em dia com esses órgãos. Uma das mudanças principais eh a movimentação dos caixas em dinheiro e em conta corrente. Contém conosco. Estamos pra servir. Grato pelo contato.

    1. A paz minha irmã. De fato o ano administrativo inicia em Novembro, mas estamos cuidando do ano fiscal junto a receita federal. Por isso, estamos aplicando o mes de janeiro em diante. Mas, todos os lançamentos de 2016 do wesleyanahost serão importados para o PAE2017. Grato pelo contato

    1. Conforme informações em nosso blog, o livro grade deve ser lançado no wesleyanahost. Assim que possivel faze-lo no PAE2017, vamos informar a todos. Grato pelo contato.

  • boa tarde! sou tesoureira, fiz um depósito na conta corrente de minha igreja em dezembro, perém no mesmo mês exatamente no final dele nosso saldo em conta estava zerado, pois foi descontado umas taxas de manutenção do cartão, como faço para fazer o saldo referente ao mês de dezembro da conta corrente se esse dinheiro já não havia mais em nossa conta? obrigada?

  • A PAZ DO SENHOR JESUS
    GOSTARIA DE SABER COMO FICA OS VALORES EM DINHEIRO DOS DEPARTAMENTOS ELES CONTROLAM EM MÃOS OU FICA NO CAIXA DA IGREJA SÓ NO PAE MOSTRANDO EM QUE CAIXA ESTÁ.

    1. Uma coisa é o Control do Caixa do Departamento, sendo realizado pelo PAE. Outra coisa é a localização do Dinheiro. Existem casos que o dinheiro fica em mãos do tesoureiro, já em outros casos o dinheiro fica na mao dos lideres. Isso depende de cada igreja local.

  • COMO FAÇO PRA SABER SE TUDO QUE FIZ ESTA CERTO, JA LANCEI AS ENTRADAS E AS SAIDAS AGORA QUERIA IMPRIMIR SÓ PRA VER SEI QUE DEPOIS DO DIA 31/01 AI DEVO CONSOLIDAR.

    E SOBRE O CAIXA DOS DEPARTAMENTOS SE CASO FICAREM COM DINHEIRO EM MÃOS ELES PRESTARÃO RELATORIOS É PRA MARCAR SÓ O SALDO FINAL E NÃO AS DESPESAS DELES NÉ.

  • Ola´! eu sou o pastor inácio de loiola flores. vamos dizer que o saldo a transportar é de 2.000,00 reais no final do mês de dezembro , mas este valor já esta em conta poupança. como faço neste caso ? eu só lanço no caixa principal ou tem que transferir também para a conta mesmo que ja esteja em conta. pois eu fiz isso e o sistema me trouxe o valor de 4.000,00 mil reais, sendo que na conta só existe 2.000,00.
    obs: eu apaguei a transferência que tinha feito dos 2.000,00 reais, pois o caixa total da igreja em especie é de 2.000,00 reais e não 4.000,00 como o sistema estava mostrando.

    1. Boa noite, o sr deve fazer da seguinte forma:

      Lança o Saldo Existente (conforme ensinado no tutorial) em 31 de Dezembro de 2016 no caixa pricipal no valor de 2.000,00. LOGO EM SEGUIDA, faça uma TRANSFERÊNCIA (conforme ensinado no tutorial de lançamentos) para o caixa conta bancária (criado previamente) de 2.000,00. Qualquer duvida entre em contato.

  • olá a paz do Senhor

    Estou com uma dúvida, o saldo inicial a transportar é uma soma de todos os caixas ou é pra colocar individualmente Exemplo: o saldo da sede, saldo da congregação caso tinha conta bancaria o saldo dessa conta?

    1. Boa tarde pastor,

      Para alterar ou mudar um tesoureiro favor enviar um email para pae.suporte@wesleyana.com.br, informando o nome daquele que nao esta mais como tesoureiro, que o retiramos por aqui.

      Para incluir um novo existem duas formas: nos informando o nome completo, cpf, email pessoal e nome da igreja, OU, o sr mesmo podera cadastrar, quando entrar no sistema. Na opcao USUARIOS, tem a opcao de incluir. Lembrando que os dados de cpf e emailpessoal sao obrigatorios.

      Qquer coisa estamos a disposicao.

      Deus o abencoe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *