É recorrente a indagação de que o usuário não consegue imprimir os Relatório de Livro Caixa nem o Relatório de Balancete. É importante entender como funcionam os relatórios no PAE2017, já que o wesleyanahost permitia imprimi-los a qualquer momento.

No PAE2017, nos preocupamos com a segurança e a veracidade dos dados. Como já dissemos, os usuários do sistema (pastores, secretários e tesoureiros) são responsáveis pela autenticidade e lançamento de cada movimento financeiro. A partir desses lançamentos, nossos contadores relatam à Receita Federal, os montantes e os tipos de movimentos que nossas igrejas realizam.

Como segurança, o PAE2017 não emite relatório de Livro Caixa e do Balancete sem que o referido caixa seja consolidado (finalizado). Isso acontece para nos precavermos de alterações em movimentos ou meses já finalizados, o que redundaria em valores equivocados junto à Receita.

É importante salientar que um caixa que foi consolidado não permitirá nenhuma especie de alteração, exclusão ou novo lançamento. Se algum equivoco acontecer, e for visto após a consolidação, este erro só poderá ser resolvido na opção ESTORNO (o que ficará registrado no caixa atual, mas, não modificará o caixa que já foi consolidado).

Diante dessas informações, passemos às instruções para CONSOLIDAÇÃO DO CAIXA e emissão de RELATÓRIO DO LIVRO CAIXA e BALANCETE.

  1. Acesse a Consolidação do Caixa em: FINANCEIRO > CONSOLIDAÇÃO DO CAIXA;
  2. Ao clicar em CONSOLIDAÇÃO DO CAIXA o PAE2017 mostra o RELATÓRIO DA CONSOLIDAÇÃO;
  3. Aconselhamos a impressão desse relatório (no ícone da impressora, que fica no canto superior direito);
  4. Confira todos os lançamentos do Relatório da Consolidação com seus papeis e documentos referentes aos movimentos. Lembre-se: após a Consolidação do Caixa, não será permitida nenhuma alteração nesse caixa;
  5. Na tela da CONSOLIDAÇÃO DO CAIXA, role o relatório até o fim, onde encontrará um botão alaranjado, escrito: CONSOLIDAR MÊS DE XXXXX/2017;
  6. Após clicar nesse botão, o caixa foi consolidado (ou finalizado);
  7. Acesse os Relatórios em: FINANCEIRO > RELATÓRIOS > LIVRO CAIXA;
  8. Selecione o mês/ano de competência, e os Caixas que deseja obter (não marque nenhum caixa se desejar TODOS OS CAIXAS).

PRONTO! Seu Caixa foi consolidado, e está apto para novos lançamentos. Voce não verá nenhum lançamento referente a um mês consolidado em MOVIMENTO FINANCEIRO (apenas os lançamentos do mes corrente). Para ter acesso a esses movimentos, vá em FINANCEIRO > RELATÓRIOS > MOVIMENTO DIÁRIO ou LIVRO CAIXA

Qualquer dúvida, envie um email para pae.suporte@wesleyana.com.br

Não consigo imprimir Livro Caixa nem Balancete
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