É um fato, na administração financeira, que não existe um caixa com saldo negativo: se algo foi pago, e não havia dinheiro suficiente, certamente um empréstimo foi realizado para pagar a referida despesa.

Até dezembro de 2018, o PAE vinha permitindo essa situação irregular, muito por conta da dificuldade de alguns em utilizar corretamente as transferências do Caixa Principal para os Sub Caixas e Caixa de Contas Bancárias.

Porém, essa permissão criou alguns problemas contábeis sérios, que, se não fosse a intervenção de nossos contadores, resultaria em graves problemas fiscais junto aos órgãos da Receita.

Sendo assim, desde Janeiro de 2019, o PAE NÃO CONSOLIDA SE HOUVER UM CAIXA NEGATIVO. Mesmo que o saldo final de todos os caixas seja positivo, se houver um sub caixa negativo, o Movimento do Mes não será consolidado.

SE O CAIXA ESTÁ NEGATIVO eis algumas sugestões para colocar em ordem:

1o. APURE O SALDO REAL – É responsabilidade de cada pastor e tesoureiro apurar o saldo real das finanças de sua igreja. Separe uma data para ter como ponto de partida. Geralmente o dia 1 ou uma segunda-feira, após realizados todos os depósitos e pagamentos. De posse do saldo na conta-corrente, e da somatória do dinheiro em mãos, identifique e escreva numa folha os valores apurados.

2o. IDENTIFIQUE AS DIFERENÇAS – De posse dos valores do SALDO REAL, é hora de comparar com os valores que o PAE lhe fornece, ao clicar no botão azul de SALDO em MOVIMENTO FINANCEIRO. Desta forma, o PAE vai lhe fornecer o SALDO DISCRIMINADO de todos os caixas.

3o. AJUSTE O SALDO DO CAIXA – Agora, irei usar uma situação hipotética (um exemplo) de como deverá ser realizado o ajuste. Suponhamos que, após APURAR O SALDO, você identificou o seguinte:

Dinheiro do Caixa Principal (nas mãos do Tesoureiro = 890,00)

Dinheiro na Conta Corrente = 1.500,00

Dinheiro em mãos na Congregação = 340,00

TOTAL DO DINHEIRO DA IGREJA = 2.730,00

Em seguida, você identificou as seguintes diferenças no SALDO NO PAE:

Caixa Principal = -248,00

Caixa Conta Corrente = 1.100,00

Caixa Congregação = -140,00

O que fazer então? Ir em MOVIMENTO FINANCEIRO e realizar lançamentos de CREDITO – com a data do dia do acerto – para ajustar os saldos. Nesse caso, no nosso exemplo, seria reparado a divergência da seguinte forma, sempre utilizando o Plano de Contas 1.05.99 (observe se sua Região colhe cota orçamentária desse Plano, e ajuste isso com o SRF):

No Caixa Principal, crédito de 1.138,00 (que vai cobrir os 248,00 e deixar os 890 de crédito;

No Caixa Conta Corrente, crédito de 400,00 (que somados ao 1.100,00 vai deixar um saldo de 1.500,00)

No Caixa Congregação, crédito de 480,00 (que vai cobrir os 140,00 e deixar os 340,00 de credito)

FATO IMPORTANTÍSSIMO!!!!

Qualquer lançamento de crédito ou de débito deverão ser feitos com a anuência da Junta Diaconal, expondo que foram erros de lançamento. De preferencia, instaure uma comissão de 2 ou 3 para acompanhar isso.

E SE O MEU SALDO NO PAE ESTIVER MAIOR QUE O APURADO DOS VALORES EM MÃOS E NA CONTA CORRENTE?

Nesse caso, deverão ser feitos lançamentos de SAIDA. Porém, entenda que essa solução é extremamente complicada, pois pode levantar suspeitas sobre possíveis desvios de recursos. Pastor ou Tesoureiro: não faça isso sozinho nem por conta própria. Se você identificou despesas sem lançamento no PAE, separe elas e comunique à Junta.

Nesse caso, aconselho a criar uma comissão na Junta Diaconal, que apure TODOS OS LANÇAMENTOS com suas RESPECTIVAS NOTAS DE SAÍDA, para ver se encontra alguma despesa que ficou por ser lançada no PAE. Se houver, você deve lançar essa despesa com a data do dia da apuração, e escrever nas observações que se deve a um esquecimento de lançamento na data certa.

INDEPENDENTE DO SALDO – A MAIOR OU A MENOR – SEMPRE CRIE UMA COMISSÃO COM SUA JUNTA DIACONAL PARA APURAÇÃO DOS FATOS, E COMUNIQUE AO SEU SD, SRF E SRA (por escrito) AS ALTERAÇÕES REALIZADAS.

Persistindo as dúvidas, nos envie um email para: pae.suporte@wesleyana.com.br

Caixa Com Saldo Negativo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: